Cuiabá, 20 de Maio de 2019

Notícias - Oportunidades

Adorável biblioteca sobre rodas leva livros para crianças na Itália que não tem acesso à leitura

Por: Pela Redação
Fonte: Revista Pazes

Com informações de Shareable

É claro que garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, direito básico de todo cidadão, é obrigação do poder público e devemos nos empenhar em cobrar para que seja uma obrigação cumprida, mas tanto melhor se a essa cobrança se somarem esforços nossos no sentido de, oferecendo um pouco do nosso tempo e dos bens de que dispomos, tornar a educação de nossas crianças mais rica e alegre, inclusive fora da escola.

É essa a perspectiva de Antonio De Cava, amante de literatura e professor aposentado do sul da Itália. Reconhecendo que as crianças nas aldeias locais não têm acesso fácil a livros, ele criou o Bibliomotocarro, uma biblioteca móvel com cerca de 700 livros.

O automóvel é recebido com sorrisos e entusiasmo por onde passa. Quando as crianças ouvem a música do Bibliomotocarro, elas correm para vê-lo. O entusiasmo delas pela leitura se compara ao que certamente teriam se Antônio transportasse não livros, mas sorvetes ou algo do gênero.

Construído em 2003, a biblioteca móvel viaja mais de 500 km ao longo das aldeias sem remuneração, puramente por amor aos livros e uma compreensão da importância de que os jovens tem que ter acesso a eles. “Eu sempre pensei que as crianças devem ter a oportunidade de aprender coisas interessantes em todos os lugares, não apenas enquanto estão na escola”, relata Antônio em entrevista Zooppa.