Cuiabá, 21 de Outubro de 2019

Notícias - Variedades

Benefícios da "AMIGOTERAPIA": cura depressão, alivia ansiedade e boicota a solidão e muito mais

Por: Pela Redação
Fonte: Revista Pazes

A amizade é um bálsamo para a alma. Ao lado de um amigo, o peso da nossa existência fica atenuado e a alegria tende a brotar mais facilmente. Quando a nossa mente e as nossas emoções nos parecem desconexas, a “amigoterapira” pode nos mostrar o caminho.

Não raro, nesses dias de aflição e de muita pressa, sentimos falta de um amigo. Alguém que esteja disposto a ouvir a nossa alma, a decifrar o nosso semblante, a nos dar aquele “tapa com luva de pelica” necessário ou aquela palavra de ânimo providencial. É por isso que, em casos de “alma adoecida, sem embargo das demais terapias, uma amizade tem poder curador.

Um amigo é alguém disposto a nos mostrar a verdadeira face do nosso espírito, despindo-nos de nossas máscaras de nossas falsas certezas sobre nós.

Um amigo é capaz de ouvir sem julgar. De orientar sem querer impor a sua vontade ou verdade.

Um amigo é capaz de nos fazer rir de nós mesmos. Está apto a nos refazer o nosso projeto de vida, a reler o nosso passado, a reavaliar o presente.

Um amigo é capaz de guardar as suas angústias no bolso, quando percebe que a sua dor requer um curativo mais emergencial.

Um amigo não é aquele que está ao seu lado quando você cai, tão somente. Mas aquele que também estará na primeira fila quando você triunfar.

Um amigo o afastará da solidão. Será uma ponte a levá-lo, juntamente com outros cuidados necessários, para longe da depressão. Ele fará menor a sua ansiedade e atenuará os seus medos da solidão.

A “amigoterapia” é o exercício da amizade verdadeira e pura e só pode ser realizada quando dois corações alados se encontram e um coração serve o outro, sem nada exigir, mas ciente de que também será servido depois.